Festivais que colocam o cinema latino-americano em evidência!

Festival Internacional de Cinema de Mar Del Plata

Neste final de semana, ocorrerá a tradicional premiação do Oscar, cerimônia que reconhece os melhores atores, atrizes, produtores e filmes da indústria americana, de acordo com os votos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Nas últimas cinco edições, a América Latina teve apenas duas indicações para Melhor Filme Estrangeiro, o colombiano “O Abraço da Serpente”, em 2015, e o argentino Relatos Selvagens, em 2014. Além da animação brasileira “O menino e o mundo” que perdeu para “Divertidamente” e a curta-metragem chileno “Bear Story” que venceu na sua categoria em 2016.
A premiação americana é mundialmente famosa, sendo que a indústria hollywoodiana é ponto de referência por sua qualidade de produção cinematográfica e pelo poder de alcance propagandístico de qualquer um de seus filmes. Tais fatos podem ser favoráveis para a sétima arte se olhados pelo viés da rápida propagação em nível mundial, pois os blockbusters se tornam conhecidos unânimes por todos os países que passam. Ao mesmo tempo, os diferentes estilos e culturas de filmagem da cada país se perdem nessa centralização americana e sua celebração de filmes na maioria das vezes hegemônicas.
Na América Latina, seus próprios filmes são menos conhecidos que sua competição americana, seja por cultura, dinheiro investido em marketing ou preconceito acerca da qualidade da produção. Porém, existem grandes festivais de cinema  latino-americanos, que promovem e disseminam as produções regionais. Neles é possível identificar a riqueza artística do nosso continente:

  • Argentina
    Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, inaugurado em 1954, , conta dentre suas premiações com a categoria Melhor Filme Ibero-Americano
    Festival Internacional de Cine Independente de Buenos Aires, não é um festival oficial afiliado da FIAPF, a Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos, mas é reconhecido internacionalmente por sua competência.
  • Brasil
    Festival do Rio, originado em 1999, no Rio de Janeiro,  fruto da fusão de outros dois festivais, o Rio Cine Festival e a Mostra Banco Nacional de Cinema.
    Festival de Gramado, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é um dos principais do país e teve sua primeira edição em 1973.
    A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, teve sua origem em 1977, na cidade de São Paulo, e em sua primeira edição teve a mostra de dezesseis longa-metragens e seis curtas, contabilizando produções de dezesseis países diferentes.
  • Colômbia
    Festival Internacional de Cinema de Bogotá, é realizado desde 1984 na capital colombiana
    Festival Internacional de Cinema de Cartagena, é o festival cinematográfico mais antigo da América Latina, em funcionamento desde 1960.
  • México
    Festival Internacional de Cine de Guadalajara, criado em 1986 pela Universidade de Guadalajara, seu nome era Mostra de Cine Mexicano.
    Festival Internacional de Cine de Morelia, fundado em 2003 na cidade de Morelia, tem como objetivo ser um ponto de encontro entre cineastas mexicanos e a comunidade internacional.

Mostrado alguns dos circuitos em evidência, não se deixe enganar, há diversos outros festivais, circuitos, premiações e mostras cinematográficas em nossas Américas. Sejam enaltecendo nossa cultura ou mostrando obras globalizadas, a tendência é essa indústria se fortalecer ainda mais, e quem sabe produzir mais filmes para competir com os sucessos de bilheteria do hemisfério norte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.