Gastronomia peruana, orgulho latino-americano!

Aprenda a pronunciar Fue en 1903 que el término Lomo Saltado se mencionó por primera vez en un libro de cocina peruano. Foto: Machu Travel Peru.

Uma das coisas que mais enche de orgulho um latino-americano é sua gastronomia. Desde o tradicional churrasco do sul do continente, passando pela comida andina, a diversidade brasileira, os deliciosos pratos caribenhos e a consagrada comida mexicana temos vários motivos para deixar qualquer gringo com água na boca.

Nos últimos anos temos que celebrar a cozinha latino-americana mais badalada do momento, a gastronomia peruana, reverenciada pela crítica internacional equiparando a outras gastronomias internacionais como a francesa, a italiana, a japonesa, resgata em suas raízes, o sabor do povo peruano com uma grande variedade de pratos que honra os seus antepassados.

A comida peruana é um Patrimônio Cultural da Nação e hoje é servida em aviões e trens de luxo, comentada nas mais respeitáveis publicações especializadas e programas de televisão, presentes nos principais festivais internacionais e conta com o surgimento de vários chefes-empreendedores pelo mundo afora.

Segundo estimativa da Associação Peruana de Gastronomia (Apega), o setor representa 10% do produto interno bruto (PIB), gera receita de mais 13 bilhões de dólares, 320 mil empregos e 60 mil restaurantes por todo país.

São inúmeros pratos de várias regiões do Perú para serem degustados: Ceviche de peixe peruano, Lomo Saltado, Ají de Frango, Suspiro Limeño, Causa de Caranguejo, Papa a la Huancaina,, Tiradito, Mana, Salada de quinoa com missô e ají amarelo, Timbal de foie, quinoa e maçã, Polvo ao carvão, quinoa branca e azeitona, Quinotto de cogumelos, Entraña grelhada com risoto de quinoa ao ají amarelo, O Anticucho, Tamal Criollo, Tacu Tacu, Picante de cuy, entre outros. Lembrando que no Perú temos mais de 3 mil tipos de batata!

O tradicional Lomo Saltado que tem origem no final do século XIX, surge com a influência dos chineses cantoneses, mesclando o tempero e a mistura da cozinha crioula peruana com a cozinha oriental. Aqui vai a receita desse delicioso prato peruano: filé de carne e batatas cortados em tiras, tomates sem cascas e cebola roxa grande cortados em tiras grossas, salsinha ou coentro picadinhos a gosto, sal e óleo em quantidade suficiente para fritar as batatas e à parte para fritar a carne e os demais ingredientes.

Ficou com vontade e não pode dar um pulo em Lima, não se preocupe, há milhares de restaurantes para você saborear essa arte da culinária latino-americana em várias cidades mundo afora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.