Pacífica, sustentável e inovadora. Não é utopia, é a Costa Rica!

Em tempos de militarização de países, investimento gigantesco na indústria bélica, populações vulneráveis, aqui na nossa América Latina temos um grande exemplo que vai na contramão do mundo: Costa Rica, que pela Constituição em 1949 erradicou o seu Exército. Segundo a Fundação InSight Crime, que estuda o crime organizado na América Latina e Caribe, mostra que a Costa Rica tem um dos menores índices de números de homicídio com taxa de 12,1 por 100 mil habitantes contra os cinco países mais violentos na região: Venezuela (89 a cada 100 mil), El Salvador (60), Jamaica (55,7) e Honduras (42,8) e Brasil (29,7). 70 anos sem Exército, o governo remanejou os gastos com as Forças Armadas e investiu em educação, saúde e outros benefícios sociais para os costarriquenhos.

Com alto índice de desenvolvimento humano (IDH de 0,794 – Pnud 2017) na América Latina, Costa Rica tem a expectativa de vida mais alta com 77,5 anos e a taxa de mortalidade mais baixa em 10,82%. Outro dado que chama atenção é o reconhecido nível acadêmico de sua população (muitos falam o inglês) e junto com a estabilidade sociopolítica desenha um cenário mais propício para os negócios e investimentos estrangeiros.

Apesar de ser um país pequeno com mais de 5 milhões de pessoas, possui o habitat de 5% da biodiversidade terrestre e 3,5% da vida marinha existente no planeta e 25% do seu território está protegido por várias formas de conservação. O ecoturismo junto com a agricultura e as exportações de produtos eletrônicos são grandes fontes de receita da Costa Rica que tem 90% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis e tem como meta ser o primeiro país carbono neutral do mundo em 2021.

Mecanismos para a inovação

A Cátedra de Inovação e Desenvolvimento Empresarial da Universidade de Costa Rica é um instrumento de cooperação conjunta entre a Universidade de Costa Rica e a Câmara de Indústrias de Costa Rica. Foi criada a 14 de Março do 2007 e na atualmente está focada em estimular o debate, a reflexão e o intercâmbio de ideias sobre a importância da inovação para o desenvolvimento dos setores produtivos da Costa Rica, bem como para propiciar atividades de cooperação e intercâmbio entre os membros da comunidade universitária e os setores produtivos.

A Cátedra de Inovação e Desenvolvimento Empresarial tem como objetivos principais:

Conscientizar a respeito da importância e relevancia que tem para a Costa Rica trabalhar na consolidação de um modelo de desenvolvimento baseado na inovação.
Servir de meio para estimular, propiciar e desenvolver análises e investigações no campo da inovação.
Participar na procura de soluções e propostas para o desenvolvimento da inovação na Costa Rica.
Discutir e propor ações sobre as condições e os meios para levar a cabo inovações efetivas.
Oferecer diversas atividades, como coloquios, seminários, simposios, encontros e mesas redondas, para promover o desenvolvimento da inovação empresarial.

Projetar e divulgar à comunidade nacional as atividades da cátedra em pró da inovação como meio para a competitividade dos setores produtivos.

Mais informações: Cátedra de Inovação e Desenvolvimento Empresarial da Universidade de Costa Rica

Como se vê, a Costa Rica está enraizada na sustentabilidade política, econômica, social, cultural e ecológica e conta com forte apoio de todos os setores, do Poder Público, empresarial, cidadão e academia. Pacífica e sustentável, não é utopia, é Costa Rica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.